5 VERDADES QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE SER MAQUIADORA E DONA DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Ser maquiadora profissional sempre foi seu sonho?


Você se sente realizada a cada atendimento que realiza e não vê a hora de ser dona do seu espaço e ganhar muito dinheiro viajando por aí?


Esse sonho pode se tornar real. E se você é maquiadora profissional como eu, você já deve ter percebido que esse sonho que nos vendem é sempre muito glamoroso, fácil, lindo e cheio de arte, né?


O que nos vendem é que só precisamos saber fazer maquiagens bonitas e vender no Instagram. Acumulamos cursos e mais cursos de aperfeiçoamento e mesmo assim não temos o resultado que nos prometem.


Falta dinheiro na conta, clientes não querem pagar os preços que cobramos, e a conta não fecha porque existem algumas verdades que nunca te contaram que eu vou te contar agora.


Você vai encarar diversas dificuldades no caminho, e poucas delas envolvem técnicas profissionais.


Por isso, eu reuni aqui com exclusividade 5 VERDADES QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE SER MAQUIADORA E DONA DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, que eu aprendi na prática atuando a 10 anos.


1- Você precisa oferecer o seu serviço para a cliente certa.


Quando eu comecei a maquiar, eu também não sabia como vender o meu serviço. Eu esperava que o fato de eu fazer lindas maquiagens era o que as clientes queriam, e muitas vezes não entendia porque algumas não fechavam comigo.


Eu sofria muito com cada não que eu recebia.


Depois de anos eu percebi que existe a cliente ideal para cada maquiador. A cliente ideal é aquela que vai te contratar independente de qualquer coisa. Ela vai confiar no seu trabalho de olhos fechados, não vai questionar o seu preço, e até te indica para todas as pessoas que ela conhece.


E para entender quem é a sua cliente ideal, existem alguns conhecimentos que você precisa ter sobre você mesma e sobre o seu negócio como maquiadora profissional.


> Quem você é como maquiadora?

> O que você oferece?

> Como o seu serviço irá beneficiar quem o consome?

> Quais são as necessidades das suas clientes?

> Qual é o seu diferencial?


Com essas informações, ficará claro que quem não se encaixa não é a sua cliente ideal. Você não vai conseguir fazer uma cliente feliz se ela não estiver enquadrada nessas questões, concorda?


2- Maquiar não é como seguir uma receita de bolo. Não existe uma fórmula que você precisa seguir ou que vai funcionar para todo mundo.

Maquiar exige muita atenção não só com os olhos abertos, mas também com os ouvidos.


Sei que é muito tentador aprender uma técnica nova em um curso tão sonhado e colocar em prática logo na primeira cliente, mas adianto logo que se a técnica que você aprendeu em curso não for o que sua cliente procura, ela não vai ficar satisfeita e não voltará para você.


Uma das coisas que eu mais ouvia as minhas clientes comentarem é que elas não gostavam de maquiagem forte, e que não tinham encontrado nenhum outro profissional que soubesse fazer a maquiagem que elas queriam, justamente por não ouví-las.


Saber ouvir a sua cliente e entender o que ela deseja é primordial para se desenvolver na maquiagem. E foi justamente por eu não ter feito nenhum curso de técnica antes que eu acabei desenvolvendo a minha própria forma de maquiar. Eu fazia exatamente o que era contratada para fazer.


Se você é daquelas que usa a sua cliente como vitrine e se preocupa apenas com o resultado que irá satisfazer os seus próprios desejos, cuidado! Esteja sempre atenta a ter autonomia na sua forma de maquiar, afinal maquiagem não é carimbo.


3- Se mantenha atualizada. Você sempre terá que investir.


É importante estar bem preparada financeiramente, pois maquiagem exige muita atualização no mercado.


A moda se renova o tempo todo, e a cliente também gosta de novidades. Ela vai te perguntar qual é a tendência do momento, qual é a sua sugestão de look para a estação, qual é o produto que você usa e muito mais.


Para isso é importante entender como você pode administrar bem o seu negócio para conseguir lucrar, investir e se manter sempre atualizada.


O dinheiro que você recebe trabalhando não serve apenas para pagar produtos ou gastar com viagens e necessidades pessoais, pelo contrário. Você deve entender sobre como se planejar financeiramente e lucrar o suficiente para reinvestir quando necessário.


Confira aqui 7 PASSOS PARA AUMENTAR O LUCRO SENDO MAQUIADORA e entenda como manter o seu negócio funcionando a qualquer momento.


4 Existem tipos diferentes de maquiadores. Amplie a sua experiência e tenha uma fonte de renda extra.


É importante saber quais as áreas que são possíveis explorar na profissão para que você tenha sempre amplas possibilidades de crescer na área.


Maquiadores de social, por exemplo, têm um lugar fixo com uma bancada, um estúdio próprio ou salões de beleza, e atendem noivas e pessoas para eventos.


Já os de moda, participam de sessões de fotos e desfiles.


Há também maquiadores que fazem cinema, teatro e TV, e que podem fazer coisas mais dramáticas, como uma maquiagem que imita sangue.


Procure ter diversas experiências para ampliar o seu campo de visão até se estabilizar em uma área e ser autoridade no que faz.


5- Invista em cursos de empreendedorismo


Não adianta trabalhar dia e noite, receber dinheiro e não poder realizar os seus sonhos.


Existem cursos importantes sobre negócios em que você pode investir para conseguir gerenciar melhor a sua profissão.


Muitas maquiadoras não entendem que são empreendedoras, e acabam estagnadas, sem progredir na profissão. Empreender é um risco e nunca sabemos o dia do amanhã!


Por isso é importante reconhecer a girl boss que você é e gerenciar o seu negócio sendo maquiadora profissional estudando mais sobre gestão.


Aqui compartilharei conteúdos sobre gestão empresarial, financeira, marketing e muito mais.


Acompanhe, assine a newsletter e não perca nada.