7 PASSOS SIMPLES PARA EVITAR A FALTA DE DINHEIRO SENDO MAQUIADORA EM TEMPOS DE CRISE

Atualizado: Mai 26

A pandemia afetou a todos, principalmente as maquiadoras, pois dependemos de eventos.


A falta de dinheiro é um dos principais problemas enfrentados atualmente na profissão ,já que a demanda de clientes diminuiu.


Por isso é importante saber o que fazer com o pouco dinheiro que entra, afinal o seu crescimento profissional depende disso.


Se você quer ser independente financeiramente trabalhando como maquiadora profissional e conquistar reconhecimento no mercado mesmo em tempos de crise, saiba que a primeira coisa a se fazer é ter conhecimento sobre a sua situação financeira.


Eu sei que pode parecer chato, e na verdade é mesmo. Quem nunca respondeu: “sou de humanas” ao ter que conferir um troco? (Eu!)


Mas uma coisa é fato: Como você quer ganhar mais dinheiro se nem sabe o quanto consegue ganhar?


95% das pessoas que resolvem viver de maquiagem não tem noção que trabalhar como maquiadora profissional é empreender. Visualizar o seu trabalho como um negócio é o primeiro passo rumo ao sucesso.


Muitas querem ganhar dinheiro, mas não sabem como, e isso se deve ao fato de não entender as estratégias de gestão.


Gestão é um assunto extenso, mas de grande importância para quem deseja empreender e conquistar a independência financeira sendo maquiadora profissional.


Após 10 anos de experiência, eu aprendi a lidar melhor com essa parte que sempre achei complicada, mas necessária. Foi um divisor de águas para que eu pudesse ter resultados e evoluir.


E por isso eu separei aqui 7 PASSOS SIMPLES PARA EVITAR A FALTA DE DINHEIRO EM TEMPOS DE CRISE, que vão te trazer um novo olhar sobre o seu trabalho e te ajudar a lucrar cada vez mais fazendo o que ama.





1. REGISTRE TODAS AS ATIVIDADES FINANCEIRAS


A primeira dica é ter um planejamento financeiro. Ele facilita visualizar de onde o seu dinheiro vem e para onde o seu dinheiro está indo, entendendo a sua real situação financeira.


Dessa forma, fica muito mais fácil tomar decisões mais assertivas, saber como, onde e quando investir, compreender o caminho a seguir e as ações a serem tomadas.


Não deixe de registrar nada. Anote todo o dinheiro que você recebe e todo o dinheiro que você investe.


Assim, é possível facilitar a tomada de decisões de forma rápida e segura para solucionar qualquer problema.


2. SEPARE A SUA VIDA PESSOAL DA SUA VIDA PROFISSIONAL


Você, apesar de ser a girl boss do seu negócio, não deixa de ser uma funcionária dele, certo? Afinal, quem realiza todos os serviços do planejamento à execução?


Portanto, é ideal separar toda a grana pessoal e profissional. Saiba quanto fatura trabalhando como maquiadora, quanto gasta e quanto lucra.


Entenda quais são os seus gastos pessoais e assim defina um PRO LABORE (salário) fixo ideal para você.


O seu salário deve cobrir as suas despesas financeiras pessoais, e o que a empresa recebe deve cobrir todas as despesas da empresa, incluindo o seu salário.


Nunca pague contas pessoais com o dinheiro da empresa.


3. PROJETE DIFERENTES POSSIBILIDADES


Imagine que a pandemia nunca aconteceu. Sua agenda está tão lotada que você não consegue nem dar conta dos atendimentos! Falta material e as clientes começam a reclamar que você não responde às solicitações de agendamento. E agora, o que você faz?


Ou, sendo mais realista, como está a sua situação agora, sem clientes, com dificuldade de evoluir, contas atrasadas, e quase não vê saída...Quais atitudes tomar?


Agora imagine se você pudesse prever tudo isso e se preparar melhor evitando grandes perrengues?


Com um bom planejamento, você consegue se preparar para diversas situações.


Para isso, é importante projetar a estratégia pensando na maior quantidade de possibilidades possíveis.


Realizar um levantamento de despesas fixas e variáveis, alinhar a estrutura dos gastos e estabelecer metas, são formas eficientes de visualizar diferentes cenários.


4. ESTIPULE UM PREÇO IDEAL PARA O SEU PRODUTO OU SERVIÇO


Para determinar o preço é preciso analisar os custos de cada produção, previsão de lucros, pagamento do seu pro labore e demais despesas que interfiram no valor final do seu serviço.


O valor estipulado deve ser suficiente para cobrir todos esses gastos, e ainda sobrar para investir em cursos, materiais e o que for preciso, promovendo assim o seu crescimento.


Caso não seja assim, reavalie seus preços a fim de reduzir os custos ou aumentar o valor do seu serviço.


5. BUSQUE UMA MENTORIA E PARTICIPE DE UMA AULA DE IMERSÃO SE NECESSÁRIO.


A rotina de uma maquiadora empreendedora é bastante turbulenta, ainda mais quando ela é a própria girl boss. É necessário pensar em todos os setores para o seu negócio funcionar.


Por esse motivo, uma ajuda profissional pode ser bem vinda, ainda mais vindo de alguém com mais experiência no mercado.


Para elaborar um planejamento estratégico para o seu negócio decolar vale a pena considerar a contratação de um processo de consultoria, mentoria ou imersão.


Por mais conhecimento que se possa ter, o planejamento não é fácil e é preciso estar 100% focado na sua elaboração.


Ter uma pessoa de fora dos demais processos da empresa, totalmente focada em desenvolver um planejamento estratégico, irá otimizar essa tarefa e poupar tempo.


6. USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR


Como sempre, a tecnologia é nossa aliada e pode facilitar a nossa vida nos processos que envolve ser dona do seu próprio negócio.


Os softwares on-line ajudam no controle financeiro e nas atividades de gerenciamento.


E a melhor parte é que podem ser acessados de qualquer lugar.


Através desses sistemas, é possível controlar o fluxo de trabalho diário em todos os setores: financeiro, vendas, estoque, emissão de boletos, notas fiscais eletrônicas, etc.


É uma forma de agilizar e otimizar as tarefas.


7. SAIBA ONDE QUER CHEGAR


Sem um objetivo claro e bem definido, você se sentirá perdida sem saber qual caminho seguir.


Quem não sabe onde quer chegar, aceita qualquer caminho.


Pare de andar em círculos sem sair do lugar, visualize o seu futuro e enxergue a profissional que você deseja se tornar.


No próximo post MAQUIADORA RAIZ X MAQUIADORA NUTELLA vou te ajudar a identificar quais atitudes estão te impedindo de evoluir.


Para não perder nada assine nossa Newsletter e receba os próximos posts.

Posts recentes

Ver tudo