Maquiadora Nutella x Maquiadora Raiz…Quem é você?

Você sabia que existe um montão de tipos de maquiadoras?

Tem dois tipos específicos de maquiadoras que se destacam no mundo da beleza e eu quero saber com qual desses tipos você se identifica!

Saber com qual desses tipos de maquiadora você se identifica é importante para a sua carreira profissional. No final desse post você vai entender o porquê.


Tipos de Maquiadoras

Maquiadora Nutella

Como você já deve saber, Nutella é aquele creme doce de avelã delicioso. Virou até memes relacionados a tudo o que é mais novo, mais moderno e considerado mais “fresco” ou “cheio de mimimi”.

Agora dá até para ter uma noção de como vamos descrever a maquiadora Nutella, né?

A maquiadora Nutella é aquela que começa a trabalhar com maquiagem sem ter um propósito. Ela começa a maquiar porque vê todo mundo maquiando…super Maria vai com as outras!

Ela reclama das clientes que pedem desconto, e ao invés dela se unir às colegas de trabalho para aprender e crescer junto, ela fala mal da concorrência que está crescendo.

A maquiadora Nutella cria conteúdo no Instagram que não engaja, e quando engaja ela não entende porque não a contrataram ainda.

No lugar de procurar sempre se aprimorar como profissional, ela coloca a culpa do seu fracasso em tudo, menos em si mesma. Ela culpa a pandemia, o Instagram, a concorrência, e até os potenciais clientes.

Maquiadora Raíz

Como o próprio nome já diz, Raíz significa algo mais forte, que sustenta. Representa o tradicional, autêntico e sem frescura. Por exemplo, quando falamos “sertanejo de raíz”, a gente quer dizer que a pessoa gosta do sertanejo tradicional das antigas. Por falar em sertanejo, por coincidência existe até uma música da Gabi Martins que se chama Raiz ou Nutella!

Bem, a maquiadora Raíz vê oportunidades até onde não tem! Ela sabe qual é o seu propósito e onde quer chegar.

Ao contrário da maquiadora Nutella, ela não reclama, ouve as suas clientes e se preocupa com elas.

Essa maquiadora sabe colocar o preço do seu serviço de forma justa, entende como administrar o seu dinheiro e usa estratégias que fazem o seu negócio lucrar em qualquer época

Além disso, a maquiadora Raiz investe em cursos profissionalizantes, troca conhecimentos com profissionais da área e não se preocupa com a concorrência. Ela entende que a única responsável pelos seus resultados é ela mesma.

Nutella ou Raíz?

Agora que você já sabe a diferença entre a maquiadora Nutella e a maquiadora Raiz, com qual dessas maquiadoras você se identifica mais?

Espero que você tenha se identificado com a maquiadora Raiz! E mesmo que você tenha se identificado com a maquiadora Nutella, não queira mais ser esse tipo de profissional. Sabe porque?

Apenas 5% das pessoas que decidiram empreender com maquiagem são maquiadoras Raiz e tem sucesso profissional, enquanto 95% dessas pessoas são maquiadoras Nutella que não chegam a ter sucesso na profissão! Ou seja, se você é uma maquiadora Nutella, você provavelmente não vai atingir o sucesso desejado nesse mercado competitivo.

As maquiadoras Nutella não conseguem ter bons resultados porque não procuram evoluir. Elas acham que elas se esforçam, mas na verdade elas não se atentam para o que deve ser feito no negócio delas.

Eu me considero uma maquiadora Raíz e quero muito que você esteja entre as 5% das maquiadoras de sucesso comigo.

Eu não estou contra você porque você é minha concorrente. Eu estou do seu lado! Eu acredito que juntas somos melhores. Podemos nos ajudar, aprender umas com as outras, e crescer cada vez mais.


Existem oportunidades e clientes para todas! O sucesso pode ser infinito para todas nós!