Remova a maquiagem em 5 passos fáceis

Você dorme maquiada porque tem preguiça de tirar a make? O rosto fica minando óleo e começa a surgir espinhas e cravos logo depois?


O pior, parece que nada resolve!


E aí já até já imagino o que você pensa, “foi a maquiagem que trouxe o caos”. Pode até parecer clichê, mas e se eu e disser que o momento de tirar a maquiagem é tão importante quanto os produtos que você aplica no seu skin care diariamente?


Minha pele é oleosa (MAFIOSA!), e faço tratamento frequente com Roberta Deodório. O que me da mais segurança na hora de elaborar uma maquiagem.


E sempre que me maquio com mais frequência do que de costume, me preparo para acrescentar no tratamento produtos que farão um detox, limpeza e renovação da pele.


E as pessoas não me veem maquiada o tempo todo.


Isso porque eu sei que o processo da retirada é tão elaborado quanto a aplicação da make colega, REAL!


Por isso esse momento deve ser apreciado, limpar a pele é um carinho que você tem com você mesma. É um sinal de respeito com a sua pele. E deve ser realizado com dedicação.


Mas, calma esse processo não precisa ser tão complicado assim. Na verdade tudo se torna mais fácil quando você mantém uma frequência de cuidados, como uma limpeza de pele profunda.


Higienizar a pele nem sempre é compreendido como é: retirada completa das impurezas acumuladas durante o dia, dos resíduos de maquiagem e até do protetor solar.


É como um banho, claro. Sabemos que limpar a pele, seja depois da maquiagem ou diariamente, não deixa a pele mais clara e nem tem efeito duradouro, por isso muita gente negligencia esse momento. Pode parecer pouco para quem tem grandes expectativas, mas não é.


Se você acha que usar maquiagem está deixando sua pele mais oleosa e gerando acnes, chegou a hora bb (os humilhados serão exaltados). Aqui nesse post eu vou explicar como você pode associar o uso da maquiagem ao cuidado da sua pele.


Aqui é maquiagem com autocuidado tá?




A gente sabe que a preparação da pele antes da make é essencial, e esse momento não se resume apenas a uma lavagem rápida e hidratação antes da base não, pelo contrário, isso é um pecado mortal.


Se liga, com essas dicas e truques que liberei nesse post, você vai descobrir que a sua pele pode estar deixando de evoluir com saúde, e se você seguir esses passos sua pele vai estar pronta para receber os produtos de cuidados e sua absorção será muito maior.


Por isso decidi compartilhar com vcs 5 passos para retirar a maquiagem de forma correta e garantir que não ficou nenhum resíduo de produto na nossa pele que podem gerar problemas no futuro, e que são os grandes causadores da passação de raiva diária.


MAQUIAGEM X LIMPEZA DE PELE

Digamos que você não tenha uma rotina de cuidados, sua pele nunca viu um creme e nem sabe o que é tônico facial.


Você usa maquiagem na pele desprotegida e ainda sim não retira de forma correta. Mais na frente, você precisa usar maquiagem de novo, e o ciclo continua.


Acúmulos e acúmulos de produto nos seus poros. O que acontece?

Bom, acho que já te fiz você imaginar o que pode acontecer né?


Por isso os passos que eu citar aqui irão te ajudar não só a retirar a make de forma eficaz, mas de manter a pele preparada para uma próxima vez em que precisar usar maquiagem.


Então, eu trouxe aqui algumas dúvidas frequentes respondidas por Roberta Deodório (Fisioterapeuta Terapeuta Dermato Funcional) sobre limpeza e higienização da pele.


Se liga só.


Não uso maquiagem nunca, preciso fazer limpeza de pele?
"Precisa. A limpeza de pele profissional é essencial para uma pele mais saudável. A profissional utiliza uma técnica, produtos e aparelhagem específicos para promover uma diferença inegável para a pele. Pode fazer com intervalo de 1 a 2 meses."
Posso remover as impurezas de forma profunda em casa?
"Sim! A higienização correta é fundamental para saúde da pele. Pode e deve ser feita em casa pelo menos 1x ao dia com água micelar, um sabonete e tônico específico. Finaliza com seu hidratante."
Devo aumentar a frequência de limpeza de pele de acordo com a frequência que uso maquiagem?
"Para quem usa muita maquiagem o ideal é fazer limpeza de pele profissional 1x por mês."
Sinto dor quando faço limpeza de pele, sinal que está muito suja?
"Talvez. A sensibilidade e tipo de extração é relativo mas, os cravos antigos e mais internos incomodam mais."
Pele normal e seca precisa de limpeza de pele profunda?
"Precisa. Com intervalos de 2 meses."
Tenho rosácea, posso ou preciso fazer limpeza de pele profunda?
"Pode e deve. A profissional deve usar produtos específicos para o seu tipo de pele."
Qual a dica pra quem já meteu o pé na jaca e se arrependeu, o que fazer pra recuperar a pele?
"Procurar um profissional para te orientar qual melhor tratamento e a rotina de produtos para usar em casa."

Bom, agora que você já entende melhor a importância de uma pele limpa, vamos aos passos para uma retirada de make eficaz?

PASSO 1. PRÉ-REMOÇÃO

Antes de aplicar qualquer produto para se livrar do reboco é recomendado fazer uma higienização. Então, você pode lavar o rosto diretamente na pia ou no banho.

Algodão ou lenço umedecido neste momento não serão suficientes e você ainda irá produzir muito lixo. Então lavar é a opção mais rápida e eficaz.

Mas, escolha o sabonete ideal. Existe no mercado produtos específicos para lavar o rosto e retirar a maquiagem. É uma ótima opção, afinal pele do rosto é mais sensível que o resto do corpo.


DICA: Água morna ajuda a abrir os poros e retirar os resíduos mais facilmente. Isso funciona porque o calor derrete o material "gorduroso" (sebum), transformando-o aos poucos em pequenas quantidades de um fluido oleoso extraindo mais facilmente da pele na lavagem.


PASSO 2 . DEMAQUILANDO

Agora sim, depois de tirar o excesso de make você pode demaquilar o restinho de resíduo que sobrou.

Afinal, só demaquilante tira profundamente todos os resíduos de maquiagem. Use o demaquilante bifásico quando tiver produtos à prova d'água, como rímel.

Existem várias opções do produto para pele: em creme, líquido… Use um de acordo com o seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista).

PASSO 3. ATENÇÃO AOS OLHOS

A máscara de cílios é um dos mais difíceis de eliminar, principalmente os que são à prova d'água. E, se não for removido corretamente, pode provocar queda dos cílios.

DICA: Deixe um algodão úmido em cima dos cílios e fazer movimento de zig zag de cima para baixo. Se o produto for à prova d´água, escolha um demaquilante bifásico.

PASSO 4. LAVE O ROSTO

Pronto, para garantir lave o rosto novamente. Sò que agora, utilize o sabonete facial de costume.

O demaquilante também é um resíduo, e deve ser retirado, principalmente o bifásico.

Em seguida, eu recomendo passar um tônico, que serve para todos os tipos de pele, ou um adstringente ideal para a sua cútis.

PASSO 5. HIDRATE

Por fim, e mais importante, utilize um creme facial para a área dos olhos (como redutores de olheiras ou antirrugas) e um hidratante para a pele.

Durante o dia, prefira produtos com protetor solar; à noite, utilize um hidratante específico para o seu tipo de pele ou um produto noturno. Massageie fazendo movimentos circulares e sua pele estará limpa e hidratada!


Depois de aprender esses passos não me venha inventar uma desculpa pra dormir maquiada, viu?


Aproveita e me fala aí nos comentários, o que achou?